Nossa linha de fertilizantes especiais, com aplicação de tratamentos à base de polímeros para liberação gradual dos elementos nutricionais à lavoura e inibidores de uréase para evitar perdas de nutrientes proporcionando um maior aproveitamento do produto.
São agregados ao fertilizante as mais modernas tecnologias para seu maior rendimento e aproveitamento dos nutrientes, proporcionando maior produção e economia ao produto agrícola.
Hemax N é uma tecnologia composta de camadas de aditivos. Os aditivos presentes no Hemax N protegem o fertilizante nitrogenado (ureia) das principais perdas que ocorrem no processo de adubação, como: volatilização de NH3, nitrificação e desnitrificação e permitem a maior presença do nitrogênio na forma de amônio (NH4) no solo.
O processo de perda por volatilização consiste na passagem da amônia (NH3) presente no solo à atmosfera, podendo chegar a 80 % em situações mais extremas. A nitrificação caracteriza pelo processo realizado por bactérias no solo responsáveis pela passagem do amônio (NH4+) a nitrito (N02-) e a nitrato (NO3-), que é passível a perdas por lixiviação. A desnitrificação consiste na transformação biológica do nitrato (NO3-) a óxidos nitrosos (N2O, NO), em ambientes anaeróbicos.
O Hemax N é formulado com ingredientes solúveis e biodegradáveis, que são amigáveis com o meio ambiente, pois permitem o uso racional de insumos em sistemas intensivos de produção.
O Hemax N é recomendado para fazer o revestimento do fertilizante nitrogenado ureia. Após a proteção com o Hemax, a ureia pode ser usada para formulação de misturas de fertilizante, atendendo às necessidades nutricionais de todas as culturas.
Fonte: http://www.kimberlit.com/produtos/kimcoat?link_automatico1=kimcoat
Hemax P é uma tecnologia composta de camadas de aditivos, aumenta eficiência dos fertilizantes fosfatados (MAP, Super fosfato simples e Super fosfato triplo).
Os aditivos presentes no Hemax P protegem os fertilizantes a base de fósforo (MAP, Super Fosfato Triplo e Simples) das principais perdas que ocorrem no processo de adubação de fertilizantes fosfatados, tais como: fixação e precipitação. As perdas são causadas pela ligação que ocorre em solução, com os íons formando precipitados, ou pela adsorção dos fosfatos na superfície de partículas de argila, óxidos de Fe e Al, ou em carbonato de cálcio em solos calcários, ficando indisponíveis as plantas. Portanto, Hemax P é uma ferramenta que melhora a eficiência e aproveitamento dos nutrientes aplicados, oferecendo ao produtor os seguintes benefícios:
Sua formulação é feita com ingredientes solúveis e biodegradáveis, que são amigáveis com o meio ambiente, pois permitem o uso racional de insumos em sistemas intensivos de produção.
O Hemax P é recomendado para fazer o revestimento de fertilizantes à base de fósforo. Após a proteção com o Hemax, os fosfatos podem ser usados para formulação de misturas de fertilizantes, atendendo às necessidades nutricionais de todas as culturas com diferentes fórmulas.
O UREMAX NBPT® é uma solução química (emulsão catiônica e solvente) que incorpora a molécula de NBPT em sua formulação para ser aplicado sobre a ureia a fim de reduzir as perdas de nitrogênio por volatilização através das inibições reversíveis competitiva e não-competitiva, estendendo a disponibilidade do nitrogênio por um período mais prolongado e, por consequência, há o retardo do pico de N, maior absorção pela planta e maior produtividade.
A união destas duas tecnologias de inibição, já bem conhecidas nos estudos mundiais, traz um produto único que agrega proteção à volatilização de nitrogênio em dois diferentes processos físico-químicos. O UREMAX NBPT® é o único produto no mercado que possui as duas tecnologias de inibição conjugadas em uma única formulação.
A lixiviação e volatilização dos adubos nitrogenados correspondem às maiores perdas desse nutriente no sistema solo-planta (perdas da ordem de até 80%), com o agravante que essas perdas não são só econômicas, mas podem causar danos ambientais.” (UFU – REGINA MARIA QUINTÃO LANA, 2010)
Quando o N-ureia é aplicado no solo ele é rapidamente transformado através da atividade da enzima urease em amônia, gás carbônico e água. (AMBERGER, 1996)
O nitrato é a forma predominante de nitrogênio nos solos sem restrição de oxigênio. Devido ao predomínio de cargas negativas na camada arável, a sua adsorção eletrostática é insignificante. Desta forma o nitrato permanece na solução do solo, o que favorece a sua lixiviação no perfil para profundidades inexploradas pelas raízes. (CERETTA & FRIES, 1997)